Atribuição Automática com Roteirizador

A roteirização com roteirizador da Husky permite que entregadores recebam automaticamente entregas de um estabelecimento ou grupo operacional cadastrados na conta da operação, buscando o entregador mais adequado para realizar a entrega e levando em conta o seu deslocamento. Abaixo explicamos todas as etapas de configuração da roteirização automática.

Passo 1

Configurar a roteirização para um cliente

Esse modelo de roteirização é indicado ao cliente/estabelecimento que possui entregadores fixos. As configurações devem ser inseridas nas informações desse cliente e especificas para atender as necessidades do mesmo.

Após estar logado no painel da operação, acesse a listagem de clientes em Cadastros->Clientes e localize o cliente que deseja configurar, aperte em “Editar” e clique na aba ‘Atribuição Automática’.

Para entender sobre os campos de configuração vá para o passo 2.

Configurar a roteirização para um grupo operacional

Para estabelecimentos que estão localizados no mesmo local ou em locais próximos mas compartilham os mesmos entregadores, podem fazer a utilização do grupo operacional.

Acesse a listagem de grupos operacionais em Cadastros->Grupo operacional clique no botão verde Cadastrar Novo Grupo Operacional.

O endereço deve ser um local central entre os estabelecimentos, as configurações de atribuição serão de acordo com esse endereço.

Selecione os estabelecimentos e os entregadores que farão parte desse grupo.

Clique em “Configurar Atribuição Automática” para exibir os campos de configuração.

Passo 2

Tempo máximo de deslocamento (Entregador único)

A primeira configuração é o tempo máximo de deslocamento em segundos que um entregador pode levar do ponto de coleta até o ponto de entrega para ser levado em conta na atribuição automática, essa configuração que consta “Entregador único” é quando tiver APENAS UM entregador disponível na fila. A fila que irá identificar quando usar essa configuração.

No exemplo da imagem acima, vamos supor que a configuração está em 3600 segundos (60 minutos) e há apenas um entregador online e disponível. Entrou o pedido no sistema onde o trajeto entre o ponto A e o ponto B possui um tempo de deslocamento de 1h43min, logo esse pedido NÃO vai ser atribuído de forma automática pois ultrapassou o tempo máximo de deslocamento.

Sugestão de uso: É muito comum quando há apenas um entregador disponível que tenha maior flexibilidade permitindo atribuir para uma entrega que tenha deslocamento maior ou seja o tempo máximo de deslocamento (Entregador único) será maior.

Tempo máximo de deslocamento (Máximo de entregadores)

A segunda configuração é o tempo máximo de deslocamento em segundos que os entregadores podem levar do ponto de coleta até o ponto de entrega para ser levado em conta na atribuição automática, o comportamento é muito semelhante a configuração anterior porém o que muda é que se refere ao “Máximo de entregadores” ou seja é quando tiver MAIS DE UM entregador disponível na fila.

Distância máxima do entregador

É a distância máxima em metros que um entregador pode estar do ponto de coleta para ser levado em conta na atribuição automática.

No exemplo da imagem, supomos que a configuração está em 150 metros, que é compreendido pelo círculo amarelo a partir do estabelecimento.

moto verde está dentro deste circulo, consequentemente ela poderá receber uma entrega do estabelecimento.
moto vermelha, está fora do circulo, consequentemente NÃO receberá entregas deste estabelecimento.

Quantidade máxima de entregas

A quantidade máxima de entregas se refere a quantas entregas um entregador poderá realizar simultaneamente.

Supomos que a configuração esteja com a quantidade máxima de entregas em 2.

No exemplo acima, temos 3 entregadores.
Entregador 1: Está livre e dentro da área do estabelecimento para receber entregas;
Entregador 2: Está com duas entregas e dentro da área do estabelecimento para receber entregas;
Entregador 3: Está com duas entregas e fora da área do estabelecimento para receber entregas;

O entregador que receberá a entrega deste estabelecimento será o Entregador 1, mesmo que o Entregador 2 também esteja dentro da área do estabelecimento, nossa configuração de quantidade máxima de entregas está em 2, então ele não poderá receber mais entregas.

Atribuição pós-iniciado

É o tempo em minutos que após um entregador iniciar uma entrega, poderá receber uma segunda entrega, sempre respeitando todas as regras anteriores.

Após configurar estas opções, agora vamos nos certificar que todos os atores de nossa operação estejam aptos a participar da atribuição automática.

Cadastro de modais

Acessando o menu Cadastros->Modais certifique-se que os modais que serão utilizados na operação estejam com a roteirização ativa. Na coluna ‘Roteirização’ deverá aparecer ‘Sim’. Caso não esteja habilitada, basta clicar no botão ‘Editar’ e habilitar.

Cadastro de entregadores

Acessando o menu Cadastros->Entregadores, na listagem de entregadores iremos clicar no botão ‘Editar’. Certifique-se que a opção ‘Filiado ao cliente’ esteja vinculado ao cliente configurado anteriormente e o modal do entregador seja um modal habilitado para roteirização.

Importante: Quando um entregador fizer parte de um grupo operacional, na auto-atribuição, a prioridade de relacionamento será do grupo operacional.

Configurações de clientes

Acesse o menu ‘Configurações->Clientes‘ e certifique-se de que o(s) estabelecimento(s) esteja com a atribuição automática de entregas ativa. Conforme imagem abaixo.

Ainda na página de configurações de clientes, temos a opção ‘Pedido Pronto’, uma entrega somente poderá ser atribuída automaticamente se estiver pronta, então é muito importante a configuração desta opção.

Ela poderá estar configurada de duas maneiras para que as entregas sejam atribuídas automaticamente:

Inativa: Quando esta opção está inativa todas as solicitações já entram como prontas e aptas a serem roteirizadas.

Ativa: Configurando um tempo médio que o estabelecimento leva para deixar um pedido pronto.

Exemplo para trabalhar com esta opção ativa:

Sua operação atende um restaurante que tem um tempo médio de preparo dos seus pratos para o delivery de 20 minutos, configurando a opção pedido pronto como ativa e definindo 20 minutos, todos os pedidos que entrarem deste estabelecimento ficarão automaticamente prontos em 20minutos.

Exemplo para trabalhar com esta opção inativa:

Sua operação atende um estabelecimento de entregas de bebidas, o estabelecimento deixar o pedido pronto quase que instantaneamente, portanto não há necessidade de um tempo de preparo e todos os pedidos que entram na plataforma proveniente deste estabelecimento já podem entrar como prontos e aptos a serem roteirizados.

Concluindo

A partir de agora sua operação já está pronta para operar com roteirização atribuição automática de entregas para os entregadores. O roteirizador sempre vai buscar qual a ordem da fila e disparar para o próximo entregador que está disponível e dentro desta fila. (Clique aqui para saber mais sobre a fila)

Alguns pontos importantes:

  • Todas as distâncias configuradas neste modelo são medidas em linha reta;
  • A roteirização é executada em média de 30 em 30 segundos.
  • Entregas agendadas somente serão roteirizadas quando chegar no horário do agendamento.