Afinal, o que é a atribuição? (Modelo básico)

Então você está com dúvidas sobre o que, de fato, é a atribuição? esse tutorial vai te ensinar os detalhes dessa funcionalidade.

Atribuição manual

Antes de entrar na atribuição automática, vamos descobrir a atribuição manual, que ocorre quando o administrador da operação (ou operador logístico) delega, seleciona ou insere um entregador para efetuar uma certa entrega, veja o processo abaixo 👇🏻.

Atribuição automática

A atribuição automática é a parte lógica da operação, onde o sistema seleciona automaticamente os entregadores e os atribui para as entregas disponíveis em status “pronto”.

Configuração

Agora que já sabemos o que é a atribuição automática, vamos revisar a configuração do modelo básico. Para acessar as configurações de atribuição basta seguir o caminho Configurações > Operação, logo após localize a secção “Configurações de Atribuição Automática”. O painel abaixo deve estar disponível para o administrador/operador configurar.

Vamos falar um pouco sobre os parâmetros

  • Distância máxima do entregador : Distância máxima em metros que um entregador pode estar do ponto de coleta para ser levado em conta na atribuição automática.
  • Quantidade máxima de entregas : A quantidade máxima de entregas que um entregador pode realizar ao mesmo tempo.
  • Proximidade entre entregas : Distância máxima em metros para que entregas sejam agrupadas. Exemplo: Na imagem abaixo podemos ver que a entrega A e B estão perto e a entrega C está bem distante, que no nosso cenário excederia o parâmetro proximidade entre entregas.
  • Atribuição pós-iniciada : Tempo (em minutos) em que entregador pode receber novas entregas mesmo após primeira entrega ter sido iniciada.